Blog

Responsabilidade ambiental: saiba como a Rohden lida com este assunto

Nos dias de hoje, manter um forte compromisso com a responsabilidade ambiental é uma postura esperada das empresas. Não apenas de segmentos diretamente ligados à natureza, como é o caso do madeireiro, mas também de todas as outras áreas do mercado.

É indiscutível a importância que essa questão tem para a manutenção dos recursos do planeta e, consequentemente, para a saúde e o bem-estar das futuras gerações. Mas, trata-se também de uma exigência cada vez mais comum e relevante entre os consumidores.

Evitar influências negativas sobre os ecossistemas. Contribuir para a difusão da responsabilidade ambiental na indústria. E para satisfazer as principais expectativas de seus clientes, a Rohden Portas lida com o tema como uma de suas prioridades!

Entenda como a Rohden viabiliza o seu compromisso e responsabilidade ambiental

Dentre todos os cuidados adotados pela Rohden Portas para garantir o melhor padrão de qualidade em seus produtos, estão investimentos em pesquisas. Além disso, o uso de novas tecnologias e um forte trabalho de networking, tanto nacional quanto internacional.

Com uma visão global e atenção especial às exigências dos mercados da Europa, Ásia, África e América do Norte, para onde as portas são exportadas, a empresa está em um constante processo de evolução. Esse aprimoramento, é cada vez mais voltado para estratégias de organização focadas na preservação do meio ambiente.

Ao adaptar-se as demandas altamente exigentes e alinhadas aos principais padrões internacionais de responsabilidade ambiental, a Rohden destaca-se no mercado. Entre os pontos principais estão seu pioneirismo e qualidade, tanto em termos competitivos, quanto ambientais.

Um exemplo desse cuidado é o uso de madeiras de reflorestamento. Ele não só garante uma matéria-prima versátil e de excelente qualidade para as portas, como também permite a prática de preços  atrativos. A prática envolve madeiras mais sólidas, como o pinheiro, que permitem a confecção de itens com excelente resistência, desempenho e design.

Entendendo as vantagens que podem ser agregadas tanto para os consumidores quanto para a própria natureza, a responsabilidade ambiental da empresa é mantida como meio de influenciar positivamente o meio em que vivemos e também de agregar mais benefícios aos seus consumidores.

Descubra quais são os principais cuidados adotados pela empresa

Muito além da influência de sua bagagem internacional e das exigências legais brasileiras, a Rohden faz questão de comprometer-se com as questões socioeconômicas e ambientais. Esse cuidado tem foco principal nas regiões que abrangem o seu campo de atuação.

Em sua política interna, a empresa ressalta que não estabelece nenhum tipo de envolvimento com madeiras ilegais. Esse procedimento é adotado seja em sua origem, método de exploração ou até meios de comercialização.

Para que a origem de seus produtos seja sempre pautada na responsabilidade ambiental e alinhada à Certificação Florestal, que abordaremos no próximo item, a Rohden não adquire madeiras de áreas em que:

  • Florestas nativas tenham sido convertidas em plantações;
  • Em que direitos tradicionais ou civis tenham sido violados
  • Ocorreu exploração ilegal da madeira;
  • Exista alto valor de conservação florestal;
  • As árvores tenham sido submetidas a modificações genéticas.

Outro cuidado extremamente relevante da empresa em prol do meio ambiente é o uso da biomassa. O material resultante de seus processos de fabricação é usado na geração de energia. A ação garante uma melhor eficiência energética para a realização de suas atividades e ainda evita que o material seja descartado de maneira inadequada.

Conheça a Certificação Florestal e entenda como ela atesta a responsabilidade ambiental da Rohden

A Certificação Florestal consiste em um sistema que visa garantir a origem correta dos produtos que são fruto de manejo de florestas.

Por meio de um processo de inspeção e certificação unificado mundialmente é atestada a responsabilidade ambiental das empresas. Ela pode ser verificada através de um selo conquistado por meio de órgão certificador, incentivando o comprometimento com a preservação do meio ambiente e das condições climáticas.

Cada vez mais, os consumidores, o mercado e o próprio planeta demandam por esse tipo de cuidado e diferencial. Por isso a Rohden garante a rastreabilidade de sua madeira até o produto acabado por meio de sua Certificação Florestal, atestando a origem adequada de seus itens.

Entre as exigências a que a empresa é submetida para manter a sua Certificação Florestal, está a garantia da biodiversidade nas florestas manejadas. Além da renovação e a permanência do ecossistema em questão, a proteção do seu ciclo natural e da realização dos mínimos impactos possíveis.

Em sua cultura interna a Rohden Portas salienta seu comprometimento com o Meio Ambiente. Mas, a Certificação Florestal é mais uma maneira de demonstrar o seu alinhamento com a correta utilização de recursos ambientais e com as leis que regem essa questão!

Veja como checar a procedência da madeira que você adquire

Em setembro de 2018, o IBAMA fez com que os dados presentes no sistema DOF, Documento de Origem Florestal, se tornassem públicos. Dessa forma qualquer cidadão pode consultar as informações ali cadastradas.

Por mais que o sistema já exista há anos, essa é a primeira vez que todos os interessados podem acessá-lo. Isso amplia significativamente o poder de escolha dos consumidores comprometidos com a responsabilidade ambiental das empresas.

No DOF, é feito o controle de transporte e armazenamento de toda madeira que é comprada e vendida em solo brasileiro. Assim, é permitido que as atividades das indústrias do segmento sejam monitoradas. É dessa forma que o compromisso das empresas com o meio ambiente é verificado de maneira realista.

Por meio do sistema, é possível acessar dados sobre a origem e todo o trânsito feito pela madeira. Também sobre seu processo de conversão em diferentes produtos, volume permitido de extração em áreas florestais, fontes de importação e exportação, entre outros.

Esse é apenas um exemplo de como os próprios consumidores podem exercer um papel importante em prol do nosso planeta. Verificar a procedência da madeira que adquirem e cobrando das empresas envolvidas medidas cada vez mais focadas contribuirão com o zelo ao meio ambiente!

Gostou de conhecer as medidas da Rohden Portas em prol da responsabilidade ambiental? Já conhecia as certificações e meios de controle que mencionamos ao longo do artigo? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o nosso conteúdo exclusivo.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado