Blog

Portas laqueadas: valem a pena?

Já ouviu falar em portas e móveis laqueados? As portas laqueadas muitas vezes são preteridas pois geralmente possuem um custo maior para quem está comprando. Porém, a se considerar o custo-benefício, elas apresentam maior durabilidade, resistência, facilidade de manutenção e ainda são muito mais bonitas e elegantes. Conheça um pouco mais sobre as vantagens da laca e porque é viável fazer este investimento!

Portas de Madeira

As portas de madeiras têm inúmeras vantagens. São um material nobre e disponível, fácil de se encontrar em vários modelos e com ampla variação de preço e qualidade. Por conta disso, as portas de madeira podem ser aplicadas a qualquer tipo de construção. A madeira tem excelente durabilidade, possui um bom acabamento e um custo acessível. Já as principais desvantagens estão relacionadas ao fato deste tipo de porta ser sensível a umidade e também a exposição prolongada ao sol, podendo diminuir a sua vida útil.

Existem basicamente três tipos de portas de madeira. E o que varia é o processo de fabricação delas: o modelo maciço, que é feito totalmente de madeira. E os modelos oca e semi-oca, que são mais simples e menos resistentes.

Pintar, envernizar, laquear

O acabamento da porta também fará muita diferença na sua resistência e durabilidade. Muitas pessoas têm dúvidas se o melhor a se fazer é, por exemplo, pintar ou envernizar. Se quiser um resultado perfeito, o ideal é fazer as duas coisas. Porém, há também um processo chamado de laqueamento da porta, que é uma pintura especial de acabamento excelente que aumenta generosamente a vida útil da porta.

A Laca

Rohden PortasA laca é um tipo de acabamento nos móveis e portas e é feita com pintura automotiva. Sua função é selar as superfícies, eliminando riscos, imperfeições, emendas, ranhuras da madeira etc. A laca foi muito utilizada nos anos 70 a 80 e, recentemente, voltou ao gosto popular. A substância sobreviveu aos anos, e vem se aprimorando e deixando os móveis e decorações mais requintados desde o século VI a.C. Sua origem é de uma resina retirada de alguns tipos de plantas encontradas no extremo oriente, onde, em conjunto com outros componentes, se transforma em uma pintura que proporciona resistência e melhores acabamentos as peças.

A laca continua sendo uma das melhores opções de acabamentos já vistas. Atualmente, a tinta utilizada na pintura laqueada possui os mesmos componentes utilizados em pinturas automotivas, ou seja, a resistência e a durabilidade das peças são inquestionáveis. E, diferentemente de alguns séculos atrás, hoje podemos contar com cabines de pintura que fazem um trabalho de laqueamento perfeito, com detalhes minuciosos e precisos.

O laqueamento proporciona acabamento uniforme nas peças, sem emendas ou outros detalhes que ficariam aparentes com outros tipos de pintura. Além disso, a laca preenche e apaga qualquer imperfeição que a madeira possa ter e assegura que o móvel ou a porta não tenha manchas.

O processo de laquear

O processo de laquear exige muitos cuidados e sempre deve ser executado por profissionais qualificados e em ambientes preparados para esse fim. Geralmente é utilizado com 15% ou 20% de brilho, mas também pode ser totalmente brilhante ou fosco. Apesar de poder ser utilizada em diversos tipos de materiais, tais como ferro, vidro ou metal, o mais comum mesmo é ver este acabamento em peças de madeira.

Vantagens de laca

  • Facilidade na limpeza;
  • Não amarela com o passar do tempo;
  • Uniformidade na pintura (sem emendas);
  • Sensação de amplitude;
  • Requinte;
  • Acabamento muito superior (liso e sem manchas);
  • Muitas opções de cores;
  • Alta durabilidade (anos sem manutenção de pintura);

Pelas inúmeras vantagens, investir em móveis laqueados é uma excelente opção. Além do aspecto estético, as peças possuem maior durabilidade, devido a qualidade do material e do revestimento em laca. Sendo assim, apesar de ser um acabamento com um custo maior, vale a pena investir um pouco mais e trazer sofisticação e resistência à peça.

Dicas e cuidados

Rohden PortasPara cuidar de móveis em laca: se possível, utilize um tampo de vidro em cima; não utilize em pias de cozinha ou em móvel que sejam manuseados objetos em cima; não utilize laca em todos os móveis para não carregar o ambiente; não utilize em cadeiras; em mesa de jantar não utilize a laca nos pés da mesa, não deixe o móvel exposto ao sol. Para portas, o uso é irrestrito, tanto em portas internas quanto externas, necessitando apenas de uma simples manutenção quanto a limpeza.

Limpeza

Para realizar a limpeza ideal, use pano úmido, não molhado. Não use produtos abrasivos para limpar, nem álcool ou solventes. Utilize cera automotiva para manter o brilho duas vezes ao ano. Se tiver alguma mancha, utilize detergente neutro ou sabão de coco.

Aproveite para conhecer a nossa linha de produtos. Baixe o catálogo do Kit Porta Pronta e surpreenda-se com nossas portas. Clique no banner para fazer o download ou aqui.

Catálogo: Kit Porta Pronta

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado