Blog

Porta com fechadura digital ou simples: qual é a melhor opção?

Para a maioria das pessoas, a segurança é sempre uma prioridade, principalmente frente à realidade de países como o Brasil. A escolha de uma porta com fechadura digital ou simples, portanto, pode ser de suma importância em muitos casos.

Para trazer mais tranquilidade e comodidade, as novas tecnologias promovem soluções muito úteis para quem quer preservar seu imóvel e pertences.

A seguir, descubra se a porta com fechadura digital é realmente a melhor opção e saiba quando os modelos com fechadura simples podem desempenhar um bom trabalho! Continue a leitura!

Quais as diferenças entre os modelos com fechadura simples e modelos de porta com fechadura digital?

A opção ideal para a escolha de uma porta, assim como no caso de outros itens para casas e condomínios, é sempre aquela que melhor se adapta à vida das pessoas que irão viver naquele espaço.

Pelo seu caráter mecânico, as fechaduras simples, se não forem de qualidade, podem comprometer a segurança de um imóvel. Pessoas mal-intencionadas conseguem facilmente abrir alguns modelos utilizando grampos, alicates e outros objetos de metal.

Existem opções digitais no mercado que avisam o usuário sobre tentativas de arrombamento e emitem avisos sonoros caso algo anormal ocorra.

Isso é muito comum em fechaduras com senha numérica, onde o alarme dispara depois de algumas tentativas erradas.

Ainda há, porém, aqueles que preferem continuar com as fechaduras simples, pois até mesmo os recursos digitais trazem suas desvantagens.

Uma delas, no caso dos modelos com senha, é que qualquer pessoa com a combinação certa poderá acessar o seu imóvel.

Para prevenir esse tipo de ação, pode-se mudar a senha com certa frequência. Fechaduras por biometria já acabam com essa questão, uma vez que o indivíduo precisa ter um cadastro no sistema para que o mesmo confira o seu acesso.

Um empecilho, porém, seria na hora de ceder o imóvel durante certo tempo para um terceiro, por exemplo, pois seria necessário que cada pessoa que ocupe o imóvel cadastre-se.

Isso seria um processo muito mais longo e trabalhoso do que simplesmente ceder a chave por alguns dias.

Por isso mesmo o sistema biométrico não é muito utilizado em hotéis ou outros ambientes de uso coletivo, onde os cartões de acesso ganham muito espaço.

Quais os principais diferenciais e vantagens das fechaduras digitais?

A segurança está no topo dos motivos que levam muitos usuários às opções digitais. Mais difíceis de acessar, elas conferem um sentimento de tranquilidade para quem deixa sua casa por algumas horas ou mesmo dias.

De acordo com o Índice Global da Paz, divulgado em matéria do site Globo, o Brasil ocupa a 116º posição entre os países mais seguros do mundo, caindo dez posições em relação ao levantamento anterior.

Essa sensação de insegurança certamente afeta o comportamento dos consumidores e, segundo o Portal Olhar Digital, fechaduras digitais trazem mais segurança, além de praticidade.

Por falar em comodidade, muitos usuários deixam de carregar diversas chaves para apostar em uma simples sequência numérica ou no recurso biométrico. Uma vez que a porta bate, não há mais com o que se preocupar.

Lembra quando fechadura digital era sinônimo de luxo? Dependendo do sistema, ainda pode ser, mas a verdade é que elas se tornaram itens muito mais democráticos. Elas são encontradas nos mais diversos imóveis, comerciais ou residenciais.

Com custos mais acessíveis, fechaduras digitais vêm atraindo cada vez mais usuários. Entenda as vantagens por trás disso e veja qual é a solução mais adequada para a sua vida.

Catálogo Rohden Portas

Dispense o uso de chaves

Você é do que tipo que vive perdendo ou esquecendo as chaves? Quantas vezes você chegou em casa e percebeu que deixou as suas chaves em outro lugar?

Além disso, cada porta demanda uma chave diferente, o que pode ser um problema em imóveis maiores.

Com opções de senha, biometria ou chaveiro de proximidade, a tecnologia veio para tornar as chaves pouco interessantes. É menos um objeto ocupando espaço no bolso e menos uma coisa para você lembrar de levar para todos os lados.

Garanta mais segurança

Na hora de ir viajar, você já se perguntou se havia de fato trancado a porta? É muito comum que isso aconteça. Porta com fechadura digital também ajuda muito nesse quesito, deixando o usuário mais tranquilo.

Mantendo o sistema de travamento no modo automático, você precisa apenas se preocupar em bater a porta para que ela, em poucos segundos, trave automaticamente.

Se alguém tentar arrombar, o alarme de segurança prontamente avisará os proprietários ou encarregados pela segurança.

Um aviso soará e, dependendo do modelo, você também recebe uma notificação no seu smartphone.

Alguns modelos também trazem um sistema que identifica altas temperaturas, disparando sinais sonoros e destrancando a porta para garantir livre passagem caso alguém ainda esteja dentro do imóvel em situações de emergência, como incêndios.

Não dependa da energia elétrica

Mesmo que dependam de energia elétrica, a porta com fechadura digital não representa riscos em casos de falhas na distribuição. Muitas funcionam com pilhas e têm duração maior que 1 ano!

Caso as pilhas estejam fracas, um aviso surge no visor alertando a necessidade de troca. As fechaduras digitais também vêm com contatos de emergência para os mais diversos casos.

Quais as melhores situações de uso para fechaduras digitais?

O indicado, normalmente, é utilizar em portas de madeira, mas nada impede sua utilização em portas metálicas também. A grande questão é a limitação de espaço em algumas portas metálicas.

Como os dispositivos eletrônicos exigem um espaço maior para acomodar os seus recursos, é sempre bom considerar isso na hora da instalação.

Em vidro, por exemplo, seu uso já não é o mais indicado, por essa questão e por não permitir a utilização de parafusos fixados à porta.

Ela tanto pode ser instalada em casas como apartamentos, ficando ao seu critério quanto deseja investir.

Escolha a fechadura que atenda suas demandas

É evidente que as portas com fechadura digital trazem mais recursos que as fechaduras simples, mas analise muito bem todos os fatores antes de qualquer decisão.

Sem contar na complexidade do sistema. Você não precisa colocar uma fechadura biométrica se a rotatividade do seu imóvel é muito alta, por exemplo.

Considere também o tipo de porta que você tem e o quanto quer gastar para optar pelo sistema mais adequado ao seu imóvel.

Mesmo diante de tantas vantagens da porta com fechadura digital, é muito importante você analisar os aspectos do dia a dia e assim optar pelo melhor modelo.

Aqui na Rohden sabemos que para se ter uma porta de qualidade não basta investirmos em matéria-prima de procedência. É preciso focar também na qualidade de todos os itens que a compõem.

Nesse sentido, as fechaduras simples que utilizamos são resistentes, com design diferenciado e proporcionam segurança para qualquer espaço, seja ele residencial ou comercial.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se tem interesse em conhecer nossos modelos de portas, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo!

Catálogo Rohden Portas

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado