Blog

Porta clean: por que ela é ideal para projetos minimalistas?

Os projetos minimalistas estão entre as tendências mais marcantes dos mercados de construção e decoração.

Mais que um estilo único, marcante e criativo, o movimento é a representação perfeita de um estilo de vida moderno e focado naquilo o que realmente interessa aos moradores: seu conforto, aconchego e usabilidade!

A seguir, saiba mais sobre essa tendência e suas principais características, bem como a função de itens como a Porta Clean Rohden no desenvolvimento desse tipo de composição. Ao fim do artigo, abordaremos ainda a relevância do minimalismo no mercado competitivo. Confira!

Entenda a tendência dos projetos minimalistas

Não se sabe ao certo quando os projetos minimalistas surgiram, mas as relações mais diretas são feitas ao pós-modernismo europeu e às construções norte-americanas da década de 1960.

porta de madeira - projeto minimalistaEm contraponto aos padrões formais, carregados e excessivamente cromáticos da arquitetura clássica, esse estilo surgiu com uma denotação mais básica, em que os espaços são instituídos de maneira sóbria, ampla, clara e bem iluminada.

Com foco na funcionalidade, os projetos minimalistas visam elaborar ambientes aconchegantes e limpos, que dispensam excessos e guardam seu foco apenas para aquilo o que é indispensável e fundamental aos usuários.

Por mais antigas que possam ser as suas origens, o minimalismo ainda é sinônimo de modernidade, acompanha as tendências construtivas das últimas décadas e ainda é considerado um movimento em plena evolução para o futuro.

Sua principal característica é o número reduzido de móveis, itens de decoração e demais artigos internos, que são dispostos não apenas agregar mais praticidade aos moradores, mas também para criar visuais charmosos e aconchegantes.

Além da funcionalidade e da estética, a finalidade dos projetos minimalistas é, de fato, ser uma forma de expressão, seja dos próprios moradores, engenheiros ou dos arquitetos, que veem no minimalismo uma maneira de exaltar a criatividade e o estilo contemporâneo de vida nas cidades!

Confira, a seguir, quais são as características que tornam esse tipo de projeto tão único, entenda como complementá-lo por meio da Porta Clean e como essa tendência pode ser explorada no mercado.

Saiba quais são as principais características desse tipo de ambiente

Quando tratamos sobre projetos minimalistas, geralmente encontramos algumas características marcantes em comum, que incluem o uso de cores neutras, poucos itens decorativos, móveis simples e angulares, além de artigos com design geométrico.

Nesse tipo de estilo, valoriza-se a modernidade e a tecnologia, com um arranjo de interiores com foco na funcionalidade dos ambientes e atenção especial aos detalhes, que denotam toda a elegância e o refinamento do minimalismo. A cor utilizada como base nesse tipo de ambiente é a branca, ou ainda são empregados outros tons claros e neutros como destaque principal, como é o caso do bege, que também é muito comum nesse tipo de projeto.

Para dar sensação de aconchego e profundidade, pontos de luz em tons de cinza e marrom podem ser acrescidos à decoração, com a adição pontual de cores mais finas e rebuscadas, como é o caso do preto ou ainda dos tons metalizados.

Nesse sentido, são recomendados materiais como o cobre, o alumínio e até o vidro entre a mobília e a decoração, que conferem um tom moderno aos projetos minimalistas e garantem o contraste necessário para criar os pontos de brilho e profundidade que tornam esses ambientes tão convidativos.

Mesas com apoio de cobre, cadeiras de metal ou adornos metalizados são excelentes para criar esse efeito, que pode ser intercalado entre os itens de menor destaque ou até concentrar-se nos móveis maiores, como no sofá, bancada, bancos ou outros itens capazes de chamar atenção.

Entre outras matérias primas que podem ser utilizadas na mobília, está a madeira, que é capaz de agregar a sutileza pretendida no minimalismo de diversas formas, seja por meio de sua aparência crua, que remete ao rústico e cria uma interessante mistura aos itens contemporâneos, ou ainda revestida, que se incorpora ao conjunto neutro dos demais itens.

Descubra o que torna a porta clean ideal para os projetos minimalistas

Levando em consideração as características que abordamos no item anterior, a Porta Clean da Rohden logo se destaca como uma das melhores escolhas para a composição de projetos minimalistas.

Com uma aparência totalmente sóbria, lisa, composta em uma única cor e com prioridade às formas geométricas na trava e na maçaneta, ela foi desenvolvida para criar a harmonia perfeita com os demais elementos que buscam o minimalismo em sua proposta.

Seu número reduzido de elementos estéticos não só compõem uma proposta mais clean e neutra, como também evocam toda a sofisticação que é demandada nesse tipo de ambiente, conversando com todos os possíveis elementos que podem ser adicionados à mobília e decoração.

Outra característica marcante da Porta Clean para projetos minimalistas é a ausência de vistas ao redor do batente. Esse diferencial, porém, demanda que o vão da parede seja requadrado.

Confira as vantagens competitivas que o minimalismo pode agregar no mercado

Quem trabalha com a revenda de móveis, design de interiores, na elaboração de projetos arquitetônicos ou em outros segmentos que lidem diretamente com os projetos minimalistas precisa saber que eles representam uma tendência muito relevante no mercado.

Por mais simples que modelos como a Porta Clean, por exemplo, possam parecer, eles fazem parte de um movimento que só tende a crescer e se tornar cada vez mais procurado entre os consumidores.

Lojistas e demais profissionais capazes de compreender as nuances dos projetos minimalistas e dispostos a oferecer itens que conversem com esse tipo de conceito têm em mãos um poderoso chamariz para novos clientes!

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, essa é uma excelente maneira de se destacar entre os concorrentes, demonstrando seu conhecimento e preocupação em relação às novas tendências e avanços do segmento construtivo e de decoração.

E você, já conhecia todos os detalhes que tornam os projetos minimalistas tão característicos e atraentes? Gostou de conhecer as vantagens da Porta Clean nesse tipo de composição? Quer receber ainda mais dicas sobre arquitetura, design de interiores e decoração? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do blog.

Catálogo 2019 Kit Porta Pronta Rohden

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado