Blog

O que é o preço monitorado e como ele pode beneficiar suas negociações?

A prática do preço monitorado é uma política de precificação de extrema importância para fabricantes e revendedores.

É ela que garante negociações mais rentáveis ao varejo, conferindo pleno alinhamento entre o valor do produto vendido com o perfil pretendido de consumidores que irão adquiri-lo!

Entenda, a seguir, o que exatamente significa preço monitorado, porque ele é aplicado, quais são seus benefícios mais marcantes e como o seu controle é feito pelas indústrias.

Por fim, veja também como a Rohden Portas agrega mais vantagens aos seus parceiros por meio dessa prática. Continue a leitura!

O que é preço monitorado e por que ele é aplicado?

O preço monitorado corresponde ao valor mínimo que os fabricantes atribuem aos seus produtos e indicam aos varejistas na hora de precificá-los.

Seu principal objetivo é alinhar o item em questão com o seu posicionamento e segmentação no mercado, já que o preço praticado influencia diretamente qual será o publico que irá adquiri-lo.

Imagine, por exemplo, que determinada fábrica produza dois produtos iguais ou extremamente parecidos, com apenas algumas alterações em sua aparência. Logicamente, o valor para a produção de ambos será praticamente o mesmo.

Com base em análises de mercado ou em seus objetivos, porém, o valor que será cobrado dos consumidores poderá variar entre esses itens. Eles poderão ter preços menores, mais populares, ou serem mais caros, de linha Premium.

O preço monitorado, portanto, é aquele que os fabricantes estipulam para garantir que os produtos comercializados atinjam uma grande massa ou sejam mais de nicho.

O posicionamento de um produto pode se dar entre compradores com maior ou menor poder de compra – e isso só pode ser garantido se todo o varejo respeitar a sua média de preços por meio do valor mínimo sugerido.

No próximo item, veja quais são as vantagens mais marcantes dessa prática de precificação entre indústrias e varejistas!

Quais são seus principais benefícios?

Como deixamos claro no item anterior, a grande vantagem do preço monitorado é fazer com que as pretensões do fabricante em relação ao desempenho do produto no mercado sejam atendidas.

Assim, evita-se que determinado item em certas lojas tenha um valor muito baixo em relação às suas concorrentes, o que lhe atribuiria uma imagem muito simples ou básica.

No sentido inverso, a lógica é a mesma: o preço também não se torna muito mais alto que em outros estabelecimentos, evitando que o posicionamento pareça voltado apenas para clientes de maior poder aquisitivo.

Em resumo, os benefícios mais marcantes do preço monitorado incluem:

  • Posicionamento de mercado mais assertivo durante o lançamento de um produto e ao longo das outras etapas do seu ciclo de vida
  • Maior número de vendas, graças ao alinhamento entre suas pretensões de mercado e o entendimento do público-alvo
  • Garantia de uma concorrência sadia entre os varejistas, sem grandes discrepâncias entre os preços praticados
  • Mais tranquilidade aos consumidores, que poderão confiar em uma única e justa faixa de preços dentre as diferentes ofertas do comércio
  • Alinhamento entre o posicionamento de mercado definido para o item em questão e o comportamento de compra dos consumidores.

Para que os objetivos e vantagens do preço monitorado sejam realmente alcançados, é preciso garantir que os varejistas respeitem o valor mínimo estipulado pelos fabricantes. Entenda, no item seguinte, como esse controle é feito!

Download e-book formação de preço

Como é feito seu controle?

Só uma parceria sólida e de confiança entre os fabricantes e varejistas é capaz de garantir que a prática de preço monitorado ocorra adequadamente e, consequentemente, o produto em questão tenha sucesso.

Tão importante quanto definir o posicionamento de determinado item perante os consumidores é garantir que os padrões definidos realmente estejam sendo respeitados por quem o vende!

A prática mais comum realizada pelos fabricantes para averiguar se o preço mínimo sugerido realmente está sendo praticado e se nenhuma loja está cobrando mais ou menos do que deveria, é através do monitoramento de mercado.

Isso pode ser feito por meio de visitas surpresas de representantes da indústria às lojas parceiras, através de relatórios de vendas ou outras ferramentas que permitam averiguar os preços praticados no comércio físico.

Já nas vendas online, existem ferramentas que permitem visualizar os preços praticados por e-commerces em tempo real, permitindo que todos os itens de determinada empresa presentes no mercado online sejam listados.

Com esses sistemas, a cada alteração de preços sofridas pelos produtos no comércio eletrônico, os fabricantes recebem um aviso automático para averiguar se trata de uma alteração corriqueira ou de uma situação passível de intervenções.

Nenhum varejista é obrigado automaticamente a seguir o preço monitorado sugerido pelos fabricantes. Essa é uma condição imposta no momento da negociação de revenda, que precisa ser respeitada por questões contratuais.

Evitar cobrar menos que o valor mínimo é uma prática que garante ganho para todos os envolvidos na cadeia comercial, já que as vendas dos varejistas se tornam mais lucrativas e a marca do fabricante sempre bem valorizada!

Como garantimos benefícios aos nossos parceiros através da política de preço monitorado?

Qualquer varejista que deseja anunciar uma porta da Rohden precisa respeitar o valor mínimo sugerido por nossa equipe comercial, que também atua no monitoramento dessa prática.

Essa é uma maneira que encontramos de agregar mais segurança nas negociações com nossos parceiros, que não encontrarão discrepâncias na precificação em relação aos seus concorrentes e, consequentemente, terão mais tranquilidade em seus negócios.

Para os consumidores, as vantagens são refletidas na prática de preços sempre justos, alinhados às vantagens e pretensões que planejamos aos nossos clientes em cada diferente modelo de porta!

Você já conhecia todos os detalhes sobre preço monitorado? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se tem dúvidas como definir o preço de venda, confira o e-book que elaboramos com dicas sobre o assunto!

Download e-book formação de preço

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado