Blog

Manutenção de Portas de Madeira – fácil e prática

Se compararmos as portas com outros móveis da casa, costumamos esquecê-las. Embora não pareça, elas também enchem de poeira, ficam sujas e necessitam de manutenção para permanecerem conservadas. A portas de casa é a carta de apresentação para todo aquele que chega ao nosso lugar. As internas que dividem os cômodos nos ajudam a ter privacidade e conservar a temperatura. Para que nenhuma delas desentoe da decoração e do cuidado com o resto da casa, é necessário fazer uma boa manutenção. Saiba como cuidar das suas portas de madeira aqui!

De nada adianta escolher portas lindas se os cuidados com elas não forem tomados de forma adequada. Com manutenção periódica é possível manter uma boa aparência e durabilidade das portas por um longo tempo, tanto as que estão expostas ao sol e à chuva, quanto as internas.

 

Portas de madeira “cruas”

Para evitar ressecamento e rachaduras é preciso que portas (e janelas) de madeira sejam impermeabilizadas. Antes da pintura, deve-se lixar a porta por completo. Depois de limpar a superfície lixada, aplicar um selador para fechar os poros da madeira. Em seguida, aplicar de 3 a 5 mãos de um impermeabilizante (verniz ou tinta). Alguns fabricantes já vendem a porta com todo este acabamento feito. É importante verificar como a porta chegará e também as garantias que o fabricante dá, bem como dicas de conservação e manutenção do fabricante em específico.

A manutenção da pintura deve ser feita a cada 2 anos em casos de pouca exposição (portas internas), e a cada seis meses quando o produto fica mais exposto e desprotegido (a intempéries do tempo, por exemplo). Da mesma forma, se notar que antes deste período a pintura já está desgastada, tome as providências necessárias para garantir a beleza e conservação dos itens!

Para aumentar a durabilidade do produto, evite batidas e raspões nas portas (em casos de mudança, por exemplo). As pancadas são as principais causadoras de marcas e afundamentos na madeira!  A limpeza deve ser feita com uma flanela e produtos próprios para a madeira, sem uso de abrasivos que danificam o material. O mesmo cuidado vale para as fechaduras e maçanetas. Seguem as dicas específicas:

Dicas para manutenção e limpeza das portas:

Os cuidados vão depender do tipo de acabamento e de madeira em que foram fabricadas. Geralmente não costumam ser muito complicadas quanto à limpeza, possuindo uma manutenção fácil e barata.

Porta Branca de Correr RohdenPara conservar a porta como se fosse nova, deve-se limpar a poeira com um espanador ou um pano suave, passando pela porta inteira (atente-se especialmente aos acabamentos como ranhuras e relevos). Deve-se limpar também as partes superiores e das laterais do marco da porta.

No caso de portas envernizadas, deve-se passar um pano umedecido com sabão a base de óleo, procurando limpar sempre no sentido do veio da madeira. Em seguida, com outro pano seco, tirar os restos de produto que ficou em excesso. Para as portas pintadas (em especial as brancas), o melhor é optar por usar um produto de limpeza doméstico diluído com água, que deve ser passado pela superfície da porta com uma esponja. Sabão de coco diluído em água é uma ótima dica.

As maçanetas da porta devem ser limpas com um produto multiuso e um pano. Por estar em contato permanente com as mãos, as maçanetas são um dos elementos da casa que mais se sujam. É bom aproveitar para aplicar um produto antibacteriano para desinfetá-la.

Mais dicas…

Portas internas não devem ser molhadas em nenhuma hipótese. Para limpar o chão próximo às portas utilize apenas pano umedecido. Jamais jogue água nas áreas próximas às folhas das portas, isso irá acelerar o desgaste e pode causar grandes estragos aos itens, como estufamento e descamações. Mantenha sempre limpos os trilhos, rebaixos e canaletas e nunca deixe acumular sujeira nestes lugares.

As dobradiças devem ser lubrificadas com algumas gotas de óleo de máquina ou com grafite em pó. As dobradiças e fechaduras são itens importantes nas portas de madeira, e devem ser lubrificadas periodicamente. Cuide para o excesso de óleo não escorra na madeira causando manchas. O grafite segue sendo o produto mais indicado. Os rolamentos das roldanas, no caso das portas deslizantes, também devem ser lubrificados (esse, sim, com óleos lubrificantes sempre).

Como evitar o desgaste na base das portas

É muito comum em portas de áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias, observarmos que a base e o batente das portas fica estragada. Normalmente o que provoca o desgaste da base das portas é a umidade que apodrece a madeira e faz com que ela vá ficando com aquele visual velho e desgastado. Algumas medidas para evitar este desgaste e ter suas portas sempre bonitas podem ser tomadas:

  • Em áreas molhadas com o piso rebaixado, instalar as portas sempre niveladas pelo lado de fora, em cima da soleira. Este “degrauzinho” irá evitar o contato direto da porta com a água.
  • Escolha portas de qualidade: portas encabeçadas (nome para portas “ocas”) tendem a desgastar mais rápido do que portas de madeira maciça.
  • Invista em uma boa impermeabilização: há vários produtos no mercado para impermeabilizar portas. Vale apostar em pintura laqueada, resinas e verniz marítimo de acordo com o acabamento desejado. Consulte o fabricante sobre como sua porta será entregue (já protegida e impermeabilizada com quais produtos, por exemplo).
  • Cuidado com a água: na hora de limpar o ambiente todo o cuidado é pouco. Nada de deixar que a água entre em contato diretamente com a porta pois desta forma você irá diminuir muito a vida útil. Como dito anteriormente, prefira fazer a limpeza com pano úmido e não jogando água.

 

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado