Blog

Instalação de porta pronta: agilidade e bom acabamento

Se analisarmos, instalar uma porta de madeira consome um bom tempo. Se multiplicarmos o tempo necessário para colocar uma porta em um empreendimento que necessita de 200 portas, por exemplo, esse tempo pode acarretar no atraso da obra. Isso levando em consideração que a porta é um dos últimos itens que devem ser colocados na construção.

Nesse sentido, vamos apresentar um passo a passo de como colocar uma porta de madeira comum. Porém, também vamos apresentar como é a colocação de um Kit Porta Pronta da Rohden e o quanto ele é rápido e prático em relação à colocação de portas genéricas.

Como colocar porta de madeira

Vamos apresentar em tópicos os passos a serem seguidos para realizar a instalação de uma porta de madeira, de acordo com informações do site Leroy Merlin. Porém, antes de iniciar o processo, o batente deve estar instalado, o lado de instalação deve estar definido e os acabamentos nas laterais da porta já devem ter sido feitos.

  • Após verificar a largura da porta em relação ao vão, vire a porta e faça 3 marcações na lateral, no lado que serão colocadas as dobradiças. Meça 20 cm de cada extremidade e marque. Faça também uma marcação no centro;
  • Coloque as dobradiças das extremidades dentro das marcações (acima dos 20 cm) e a terceira dobradiça – ao meio – em cima da marcação do centro. Desenhe um contorno em volta das dobradiças na lateral da porta e deixe o pino para fora;
  • Faça os rebaixos na porta dentro da linha de contorno desenhada de cada dobradiça. A profundidade desses rebaixos deve compreender a espessura das dobradiças que serão fixadas;
  • Coloque as dobradiças e fixe-as com parafusos. Não se esqueça que o pino deve ficar voltado para fora;
  • Encaixe a porta no vão do batente com os pinos das dobradiças para dentro do ambiente. Com apoio de calços, centralize a porta no vão deixando uma folga igual de 2 mm a 5 mm em todas as laterais. Feito isso, faça o contorno das dobradiças no batente;
  • Retire a porta do vão. Transfira as marcações externas feitas no batente – mencionadas no ponto anterior – para a parte interna do batente. Em seguida faça os rebaixos no batente, dentro das marcações. Os rebaixos devem ter a espessura das dobradiças;
  • Posicione novamente a porta no vão com ajuda do calço, mantendo-a aberta e coloque as dobradiças nos locais rebaixados. Fixe-as no batente com os parafusos.

Informações gerais do Kit Porta Pronta

A Rohden oferece o Kit Porta Pronta com a opção de batente regulável em diferentes padrões de acabamento (devem ser informados na planilha de medição, a menor e a maior largura da parede. Isso ajudará a Rohden a definir a correta largura da peça).

Os kits Rohden são embalados individualmente para uma melhor proteção e melhor preparo para instalação na obra.

Nossas equipes instalam em média 25 Kits por dia, por dupla, dependendo das condições de trabalho que a obra oferecer. E a equipe de medidores é instruída a dar suporte técnico sobre os vãos e esclarecimento de ferragens, tornando esse processo mais rápido e seguro.

A Rohden conta com supervisores de obra voltados ao acompanhamento das instalações em andamento. Com este gerenciamento conseguimos garantir a qualidade das instalações e os prazos estabelecidos.

Medição dos vãos

A primeira questão que deve ser levada em consideração antes de colocar o Kit Porta Pronta é a medição dos vãos. Entretanto, antes disso, você deve verificar se as paredes estão rebocadas ou com gesso (espessura definitiva). O piso deverá estar colocado ou o contra piso deverá estar pronto e nivelado (quando a obra não tiver piso). E os vãos devem estar prontos e esquadrados.

Discuta com o Engenheiro responsável pela obra sobre a padronização dos vãos e lembre-se de respeitar a recomendação de vão ideal ao correto assentamento do Kit Porta Pronta. Em caso de dúvida consulte a tabela abaixo.

Instalação de porta pronta: agilidade e bom atendimento

Com objetivo de evitar refilamento em obra, verifique se há espaço suficiente para as guarnições (alisares/vistas). Esse espaço é popularmente conhecido como Boneca, Murcheta ou Gola.

Checklist antes de instalar o Kit Porta Pronta

Verifique e siga os pontos abaixo antes de instalar um Kit Porta Pronta:

  • Verifique se o piso está acabado;
  • Instale os kits apenas se os vidros das janelas do local de instalação já estiverem acabados e instalados. Isso impede que a umidade ou a água danifiquem os kits;
  • As paredes devem estar rebocadas. Em casos que é aplicado gesso ou azulejos à parede, os mesmos deverão estar terminados;
  • Paredes com pelo menos a primeira demão de pintura;
  • Vãos esquadrados conforme padronização definida;
  • Rede hidráulica e elétrica terminada;
  • Não deverá mais haver trânsito de materiais pesados tais como carrinho de mão e outros;
  • Não poderão existir infiltrações, vazamentos de água ou qualquer outro risco de umedecimento dos kits;
  • Os vãos devem apresentar superfície lisa (preenchida) nas alturas em que receberão espuma de fixação;
  • Os vãos devem respeitar espaçamento (mínimo e máximo);
  • Instale os kits quando não existir mais trânsito de pessoas e/ou outras atividades pertinentes à obra;

É importante que a obra respeite as condições acima mencionadas para iniciar a instalação dos kits. O momento ideal para instalação é o mesmo indicado ao início do processo de mobiliar os ambientes. O kit Porta Pronta tem características similares a um móvel e por isso exige os mesmos cuidados. Caso algum dos itens citados não esteja de acordo deverá ser solicitada autorização prévia da Rohden Portas para que os kits possam ser instalados.

O mesmo Kit Porta Pronta é fabricado ao consumidor final, construtoras e incorporadoras, sem distinção.

Passo a passo da instalação do Kit

Não queremos que nosso conteúdo se torne muito longo, por isso iremos disponibilizar o PDF gratuito com o manual completo de instalação do Kit Porta Pronta Rohden.

Instalação de porta pronta: agilidade e bom acabamento

Qual opção escolher?

Você deve ter percebido que falamos da instalação que normalmente é feita em grandes empreendimentos. Porém, o processo é o mesmo a você, consumidor, que às vezes está em busca de uma porta de qualidade e que tenha durabilidade.

Se você analisar as etapas mudam um pouco da instalação de uma a outra. A porta do Kit Porta Pronta, por exemplo, já vem tudo certo, basta apenas encaixá-la na parede. A porta comum é necessário que você faça rebaixos nos batentes, coloque dobradiças, tire medidas e muitas outras etapas.

Nossa sugestão é que você procure por lojistas que ofereçam no leque de produtos o Kit Porta Pronta e veja de perto como ele é e no quanto ele pode agilizar o trabalho de colocar uma porta no espaço que você desejar.

Na rotina agitada, a tarefa de colocar uma porta pode ocupar mais tempo do que o planejado. Seja em grande escala, uma ou duas portas por vez, o Kit Porta Pronta foi pensado com o intuito de tornar prática essa ação que antes demandava muito entendimento de instalação e tempo.

Quer saber qual lojista mais perto de você vende o Kit Porta Pronta Rohden? Entre em contato conosco que vamos lhe indicar a melhor opção!

Instalação de porta pronta: agilidade e bom acabamento