Blog

Gestão da cadeia de suprimentos: 9 dicas para melhorá-la na sua construtora!

Uma construção envolve diversas etapas, profissionais e processos. Nesse sentido, uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode colaborar para integrar todos estes aspectos e garantir a execução da obra de maneira eficiente e com qualidade!

Neste conteúdo apresentaremos o conceito da gestão da cadeia de suprimentos, os riscos de não a praticar adequadamente e ainda, dicas para você melhorar esse gerenciamento. Continue a leitura!

O que é a gestão da cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos se refere a todos os processos que ocorrem entre o início da produção de um produto, até a entrega para o consumidor final. Na construção civil, a gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para o sucesso de um projeto.

Entre os benefícios de um bom gerenciamento dos suprimentos, estão a otimização dos processos, bom relacionamento com fornecedores qualificados, redução de custos, aumento da qualidade da obra e maior sustentabilidade, uma vez que os resíduos gerados são minimizados.

Por suprimentos define-se qualquer elemento que seja necessário para a realização da obra, como materiais de construção, equipamentos e peças, ou até mesmo os fornecedores e a mão de obra.

A seleção e relacionamento com os fornecedores é um aspecto que merece destaque. Isso porque, uma falha de um fornecedor, como um produto de baixa qualidade ou atraso na entrega do material, pode comprometer diversos outros pontos do projeto.

Portanto, sempre busque por fornecedores certificados, que cumpram rigorosamente os prazos de entrega e que ofereçam produtos com a qualidade que sua obra demanda.

Riscos de não contar com uma cadeia de suprimentos bem estruturada

Além do risco de um fornecedor não qualificado comprometer a execução da obra, existem outras ameaças ao projeto quando não é realizada uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

Podemos citar aqui os principais:

  • Atrasos no cronograma da obra, e consequentemente na entrega
  • Surgimento de custos fora do planejamento
  • Reprocessos
  • Resultado de baixa qualidade
  • Insatisfação dos clientes, o que pode prejudicar a imagem da empresa.

Nesse sentido, é essencial para a construtora definir bem os processos de um projeto e garantir que os requisitos da cadeia de suprimentos sejam respeitados.

Confira as dicas para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos na sua construtora

Confira as dicas para melhorar a gestão da cadeia de suprimentos na sua construtora

A cadeia de suprimentos é muito ampla e engloba diversos processos, variando conforme o mercado de cada empresa.

Por isso, além de analisar as sugestões que apresentamos aqui, é válido entender quais são as necessidades e variáveis do seu negócio e adaptar para sua realidade.

Confira abaixo como você pode melhorar a gestão de suprimentos da sua construtora:

Planeje sua demanda

O planejamento é uma das primeiras etapas na construção de um empreendimento. É necessário contar com uma previsão de demanda de suprimentos muito precisa, para evitar imprevistos e futuros atrasos.

Para isso, sempre analise os dados da obra e procure identificar períodos sazonais. Nesse sentido, é fundamental ter uma boa comunicação com o setor comercial para entender as necessidades dos clientes.

Tenha uma comunicação integrada

Além de manter-se atualizado com o setor comercial, é importante que todas as equipes envolvidas estejam cientes da etapa em que a obra se encontra e dos detalhes do processo.

Compartilhar informações é uma ótima maneira de evitar retrabalhos, encontrar a melhor solução para problemas e manter o controle de dados mais eficiente.

É interessante utilizar um software de gestão voltado para a construção civil, onde todos possam obter informações do empreendimento.

Busque por parcerias

Identifique fornecedores e parceiros de negócio que possam contribuir ativamente para o desenvolvimento do projeto numa relação em que ambos os lados se beneficiam.

Assim, é possível efetuar negociações diferenciadas, conseguir exclusividade em determinados materiais, entre outras vantagens.

Em qualquer tipo de negócio, a parceria é uma maneira de alcançar melhores resultados. Isso nos leva ao processo de seleção e controle dos fornecedores.

Faça uma seleção e acompanhamento rigorosos dos fornecedores

Como citamos no início deste conteúdo, os fornecedores desempenham um papel fundamental na construção.

Por isso, sempre busque por fornecedores que contem com certificados de qualidade, que ofereçam o melhor custo-benefício do mercado, além de monitorar frequentemente as produções e entregas.

Otimize seus processos internos

Otimize seus processos internos

Além de controlar a atuação dos fornecedores, é importante que os processos internos estejam bem alinhados também.

Analise e proponha melhorias de produtividade, elimine processos desnecessários e reduza os desperdícios no canteiro de obras.

Melhore seu controle de estoque

Este ponto está muito relacionado com a previsão da sua demanda. Gerenciar os materiais e equipamentos que estão em estoque é essencial para garantir que sua equipe tenha sempre o que é necessário para o trabalho, evitando atrasos e outras interferências.

Adapte o fluxo de materiais

Além de prever a demanda e realizar o controle de estoque, também é essencial entender o fluxo pelo qual seus materiais passam.

Onde eles estão armazenados? Como será realizado o transporte até o canteiro de obras? Qual é a melhor rota a seguir?

Estes e outros pontos precisam ser identificados para que se tenha o fluxo mais adequado para o empreendimento em questão.

Analise indicadores de desempenho

Para melhorar processos o primeiro passo é analisar os resultados atuais. Verifique alguns indicadores de desempenho das suas obras, como economia de recursos, tempo de execução, entrega no prazo e a satisfação dos clientes.

Esteja sempre atento às tendências do mercado da construção civil

Apesar de não ter uma ligação tão direta com a gestão dos suprimentos, conhecer as tendências do mercado proporciona uma visão mais estratégica e inovadora.

Conhecendo novos materiais, diferentes formas de fabricação ou preferências do consumidor, é possível reduzir custos da obra, aumentar a qualidade e surpreender os clientes!

E então?

Como você viu, a gestão da cadeia de suprimentos é um fator fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Os riscos de não dar a devida atenção a esta área são muitos, além de comprometer a qualidade da obra.

Apresentamos neste conteúdo 9 dicas para você aplicar em sua construtora e melhorar a gestão dos suprimentos. Quais delas você já pratica? Quais passará a aplicar na sua gestão? Conte para nós nos comentários!

Por fim, convidamos você a baixar gratuitamente nosso case sobre a parceria com a Globo Construtora. Assim você poderá entender porque esta empresa confiou na Rohden para fornecer as portas de todos os seus empreendimentos!

Conferir Case da Globo Construtora!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado