Blog

Folhas de portas de madeira: você conhece os tipos de núcleos?

Você sabe quais são as opções de núcleo que as folhas de portas de madeira podem ser preenchidas? Ao comprar uma porta pronta não conseguimos identificar seu núcleo já que ela está finalizada.

Porém, é possível questionar o vendedor/representante a respeito do tipo de núcleo que a porta que você está comprando possui.

Se você compra em grande escala ou não, hoje vamos falar sobre todas as possibilidades de núcleos de portas que você vai encontrar no mercado. Continue e a leitura!

Tipos de núcleos de portas que você encontra no mercado

Vamos pontuar todas as opções de preenchimentos que você consegue encontrar no mercado. E ainda, algumas características de cada tipo de núcleo.

Núcleo Honey-Comb (Colmeia)

Ele tem seu preenchimento vazado, ou seja, ao olhar você enxerga uma estrutura em formato de colmeia, que é feita de papelão. Por ser deste material ela é bem mais frágil, mas com os melhores preços do mercado. No seu acabamento é normalmente colocado uma capa de MDF por cima.

Também tem um reforço onde vai a fechadura, mas é uma porta mais leve. E com um detalhe: com pouca absorção da acústica. Ou seja, diminui pouco os barulhos.

Quanto a durabilidade, ela tem uma vida útil razoável dependendo dos cuidados e utilização. Por exemplo, não indicamos seu uso em banheiros e lavanderias devido a sua exposição à umidade. Isso pode estragar o núcleo, que é feito de papelão.

Núcleo sarrafeado (semi-sólida)

É um núcleo constituído por ripas de madeira separadas por um determinado espaço. Sua principal vantagem é o custo-benefício, já que são portas com maior durabilidade e bom preço no mercado.

Outra característica desse modelo de porta é que ele tem pouco mais de 50% de preenchimento de madeira. Ideal para ambientes internos, já que tem grande conservação. Existem alguns modelos de portas com esse núcleo que, devido a certificação, podem ser usadas em ambientes com umidade, mas não são todas.

Núcleo de madeira maciça

Ela pode ser constituída de uma única lâmina de madeira ou de “pedaços” de madeira maciça colados. Sua principal vantagem é a enorme durabilidade.

Ela pode ser usada como porta de entrada, e dependendo das certificações, pode ser usada em locais onde ela fique exposta a chuva e ao sol. E ainda, tem ótimo isolamento acústico se comparada aos demais núcleos.

Núcleo de chapa sólida de baixa densidade

Ele é diferente do núcleo de madeira maciça. É semelhante a uma porta semi-sólida.

Ele é preenchido com um aglomerado sólido, chamado também de Bondoor, ou 100% preenchido com sarrafos de madeira. Embora seja resistente não é tão durável quanto a de madeira maciça.

Sua durabilidade fica comprometida se exposta ao sol e chuva.

O quadro ao redor dela é feito com compensado que é um material de madeira, mas não é considerado uma peça de madeira maciça.

Na imagem abaixo, retirada do site Téchne, é possível entender bem esses quatro tipos de núcleos.

Tipos de núcleos das folhas de portas de madeira

Preenchimentos feitos nas portas Rohden

Núcleo de portas da Rohden

Aqui na Rohden existem três possibilidades de preenchimentos de porta: a sarrafeada (mais comum), onde seu preenchimento de madeira é de 55%. Neste modelo ao redor tem um quadro, onde é fixada a dobradiça.

Quando a porta é inteira sarrafeada, nos pontos onde vai dobradiça e fechadura, por exemplo, ela conta com reforço, assim esses itens ficam dentro da parte sólida.

A segunda possibilidade de preenchimento é feito de madeira maciça, toda colada, que colabora para uma estrutura muito mais forte e resistente do que se fosse uma peça única.

E a terceira possibilidade de preenchimento de núcleo, é bondoor. Similar ao MDF, ele deixa a porta quase sólida. É um pouco menos rígido do que a porta maciça, porém tem um custo bem menor.

03 fases de acabamento das portas Rohden

Na primeira fase ela se encontra no esqueleto que pode ser de madeira sarrafeada, maciça ou bondoor, como mencionamos acima.

Depois é colado o HDF (High Density Fiberboard – Fibra de madeira com Alta Densidade), e por fim feito a pintura. Em todos os tipos de portas aqui da Rohden são feitos esses procedimentos, o que muda é o núcleo.

As nossas portas são fabricadas apenas com esses três tipos de núcleos.

E então?

Você viu que apresentamos todos os tipos de núcleos existentes no mercado, além de termos mostrado os preenchimentos usados aqui na Rohden.

É fundamental que ao comprar portas de madeira, você questione o vendedor ou representante sobre os modelos e tipos de núcleos.

E ainda, converse com ele sobre onde você irá usar essas portas. Nesse caso você deve analisar a qualidade, o tipo de núcleo e a finalidade.

Comprar portas com um preenchimento de colmeia pode dar certo para quartos e salas. Já para banheiros e cozinha ela pode estragar em curto prazo devido a umidade, por exemplo.

Agora que você já conhece um pouco dos tipos de núcleos, terá maior conhecimento para definir as portas ideais para a sua obra.

Entender e analisar a compra levando em consideração a finalidade, qualidade e núcleo, vai contribuir muito para uma decisão mais assertiva e rentável para seu negócio.

Se ficou com algumas dúvida, escreva nos comentários!

Tem interesse em conhecer mais os nossos modelos? Confira nosso catálogo completo clicando abaixo!

Download Catálogo Rohden Portas

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado