Blog

7 dicas para escolher fornecedores da construção civil de forma eficaz!

O setor construtivo depende muito da eficácia e da agilidade dos seus colaboradores. É por isso que a escolha de bons fornecedores da construção civil é um dos principais pontos no planejamento de uma obra.

Uma construção lida diariamente com desafios que exigem o máximo dos fornecedores e prestadores de serviço. Uma peça fora do lugar pode comprometer a qualidade geral da obra e até mesmo a segurança das pessoas envolvidas nela.

Hoje, um dos principais problemas identificados em muitos projetos está ligado a fornecedores de baixa qualidade. Para evitar esse tipo de questão, veja, a seguir, algumas dicas para a escolha de fornecedores da construção civil! Continue a leitura!

Por que priorizar a contratação de um bom fornecedor da construção civil?

De acordo com o que é descrito em um conteúdo do blog Awa, principalmente depois da crise econômica que atacou o Brasil nos últimos anos, o custo se tornou o ponto central na escolha de fornecedores da construção civil.

O problema é que, ao priorizar este aspecto, podemos acabar abrindo mão de muitas questões que envolvem a qualidade da construção.

Bons preços são muito importantes, mas esse não pode ser o diferencial decisivo que orienta a escolha. O que pode ser atraente para o bolso muitas vezes traz um preço mais alto a se pagar em outros aspectos, principalmente em qualidade.

É preciso se perguntar se o fornecedor realmente vai agregar valor à obra e se ele será um verdadeiro parceiro. Estes são dois fatores muito determinantes no sucesso de um empreendimento.

Entre suas obrigações também estão questões que envolvem especificações técnicas e qualidade geral do produto, que estão diretamente relacionados à qualidade da obra e à segurança dos colaboradores.

7 dicas para escolher os melhores fornecedores

Fornecedores qualificados oferecem muito mais do que um bom preço! Saiba mais sobre o assunto com as 7 dicas elencadas com base nas matérias especiais dos sites Equiloc e do blog Hard:

1 Verifique a credibilidade do fornecedor

Credibilidade é um atributo universal, válido para qualquer segmento. Qualquer gestor compreende a importância de contar com profissionais de credibilidade.

É bom ficar atento a esse aspecto, pois muitas vezes em relações B2B (entre empresas) ele pode ser ignorado. Seja por indicação ou pela confiança cega, às vezes deixamos de verificar a credibilidade dos fornecedores e isso pode ser um problema.

Muito além das condições facilitadas que o fornecedor pode oferecer, tudo é equilibrado pelo alicerce da credibilidade. Esse é um indicativo da qualidade dos materiais e também da competência do fornecedor como um todo.

2 Confira sua experiência de mercado

Confira sua experiência de mercado

Ao tratar sobre credibilidade, é impossível não considerar a experiência de mercado. Certamente eles andam juntos, mas também apresentam especificidades que demandam atenção na hora de analisar os fornecedores da construção civil.

Experiência de mercado é também sinônimo de qualificação para atuar em diferentes tipos de obras.

Procure identificar se essa experiência realmente existe, a fim de atestar que a sua equipe está lidando com um profissional que entende as suas necessidades específicas.

Lembre-se: o mercado consumidor tende a ser seletivo e criterioso. Com o tempo, fornecedores que não cumprem o combinado, entregam materiais de baixa qualidade ou comprometem a relação de trabalho.

Procure saber a opinião dos seus concorrentes em relação a estes fornecedores. Muito se pode identificar através dessa análise.

3 Fique atento às normas técnicas

Quando lidamos com obras, trabalhamos obrigatoriamente com materiais que precisam atender a normas técnicas e esse quesito deve ser sempre prioritário no momento de adquirir algo de algum fornecedor.

Dispense negócios que envolvam produtos sem os selos de qualidade exigidos por lei. Imagine, por exemplo, um aço para protensão que não está dentro das normas. Por ser um importante elemento estrutural, ele poderia oferecer grandes riscos.

Isso vale para qualquer material, então não aceite fornecedores que não estejam dispostos a atender às normas técnicas.

4 Cobre pelo cumprimento dos prazos de entrega

Sem um bom cronograma e planejamento, o sucesso da sua obra pode estar comprometido. Mais do que isso: não basta planejar se você não vai seguir à risca. Tudo deve funcionar perfeitamente para atingir um nível alto de eficiência.

Apenas cumprir os prazos não é exatamente um diferencial. Cada vez mais empresas buscam fornecedores que conseguem acrescentar agilidade aos mesmos.

Fornecedores que se adaptam melhor a mudanças, entregam mais rápido e diminuem a burocracia nos processos são sempre as melhores escolhas.

O controle do prazo e do planejamento vem se tornando uma grande necessidade entre os gestores de obras, levando a procura por fornecedores adequados a essa realidade.

5 Não deixe de considerar os preços

Por mais que o preço não seja a base principal da escolha dos fornecedores da construção civil, isso não significa que ele não seja importante. É preciso ter equilíbrio e não deixar que o valor comprometa a qualidade e a agilidade.

Um melhor custo-benefício em matéria-prima sempre vai atrair a atenção, entretanto é preciso ter cuidado com preços muito baixos. Sempre verifique o que o fornecedor precisa fazer para derrubar os preços assim e se isso afeta a qualidade.

6 Atue de forma colaborativa

Atue de forma colaborativa

Fornecedores comprometidos são aqueles com flexibilidade para entender imprevistos e atuar para saná-los nos momentos em que o seu projeto mais precisa!

Dispense perfis de fornecedores que deixam os gestores na mão caso algum imprevisto ocorra. É importante entender, nesse e em outros mercados, quem é realmente seu parceiro e quem não é.

7 Tenha foco na responsabilidade e na sustentabilidade

Por fim, é interessante entender a posição da empresa do seu fornecedor em relação a sociedade e ao mercado, por isso, analise quais são as práticas comerciais do seu fornecedor diante da concorrência e como ele se apresenta.

Busque fornecedores que são vistos como transparentes e honestos. Esses são dois valores importantes que com certeza farão a diferença em cada momento da execução da obra.

A sustentabilidade é outro ponto fundamental e cada vez mais importante atualmente. Confira se o seu fornecedor produz e distribui matérias-primas conforme os padrões internacionais e nacionais de desenvolvimento sustentável.

Tenha isso sempre em mente e garanta que a sua obra também seja fruto de um trabalho sustentável! Isso traz mais economia e impactos positivos para o nosso planeta.

Gostou dessas dicas para escolher os fornecedores da construção civil? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

Se desejar, clique abaixo, faça o download gratuito do nosso case e confira alguns pontos importantes sobre a parceria que temos com a Globo Construtora!

Conferir Case da Globo Construtora!

 

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado