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Sua equipe está preparada para a venda de produtos específicos?

Os vendedores da sua loja conhecem os produtos que vendem? No mundo nos negócios, existem diversas técnicas para vender produtos e serviços. Até hoje, nada se mostrou mais eficiente e fundamental para fechar uma venda do que conhecer a fundo aquilo que se quer vender. Esse artifício deve sempre fazer parte do arsenal de um bom vendedor, administrador e empresário! Saiba aqui porque é importante conhecer o que se vende e como fazer isso!

É assustador perceber que a maioria dos vendedores sabem muito pouco a respeito dos produtos que estão vendendo. Às vezes, essa falha vem de cima: os gestores não investem em treinamentos adequados ou muitos funcionários não são informados sobre as características e benefícios dos produtos que trabalham. Quando isso acontece, é normal que o cliente chegue com mais noção do que é o produto do que o próprio vendedor, especialmente na era da informação. E, a não ser que não exista concorrência, ele acabará não fechando a compra se não for convencido positivamente pelo vendedor e não receber informações mais valiosas do que aquelas que ele já chegou sabendo.

O que o vendedor precisa conhecer para ter boas vendas

O conhecimento transmite confiança e credibilidade. De maneira geral, um bom vendedor deve conhecer:

  • O produto que vende e suas utilidades;
  • O que o cliente procura (e como seu produto poderá beneficiar seus clientes);
  • Os produtos dos concorrentes (e quais as vantagens do seu);
  • A empresa que ele representa (história, política, reputação e espaço físico).

 

Conhecer o produto auxilia na venda

A falta de domínio sobre o produto é uma grande deficiência de muitos profissionais. Especialmente daqueles que recebem ou visitam constantemente clientes, mas seguem com baixa taxa de fechamento das vendas. Isso faz com que muitos percam a motivação e entusiasmo, fazendo somente o necessário para se manterem e acomodando-se. Somente quem conhece bem o que vende é capaz de falar com convicção para conquistar a confiança e o interesse do cliente. O conhecimento do produto é condição básica e essencial para qualquer vendedor exercer a profissão!

 

Nos dias atuais, o cliente tem consciência de que não necessita meramente de um produto, mas sim da solução de seus problemas. Isso tornou as vendas mais desafiadoras. O mercado está inundado de produtos dos mais diversos tipos, qualidades e preços, deixando o cliente cheio de dúvidas no momento da compra. Quando o cliente está diante do vendedor, ouvindo suas argumentações, está também com o pensamento fixo no problema que tem para resolver. Por isso que é muito importante o vendedor conhecer seu produto. Assim, identificando qual é o problema do seu cliente, ele pode direcioná-lo diretamente para a característica que seu produto tem para resolver esse impasse e fechar a venda.

 

Disposição e Preparação

Ter um bom conhecimento sobre produto que vende vai aumentar a disposição do vendedor para a venda, porque se sentirá plenamente seguro para falar sobre ele. Isso facilita o trabalho de vendedores iniciantes, ou daqueles menos eloquentes e acanhados. Conhecendo o que vende, não é preciso temer alguma situação constrangedora ou inesperada, porque o vendedor estará bem preparado para lidar com os questionamentos que surgirem.

8 motivos pelos quais o vendedor deve conhecer os produtos que vende:

  • 1- Conhecimento é considerado um fator de entusiasmo! O vendedor se sente muito mais confiante e motivado quando domina o produto que oferece.
  • 2- É importante conhecer o produto para ter coragem e firmeza diante das dúvidas e questionamentos dos clientes.
  • 3- Satisfação pessoal: o vendedor que conhece tecnicamente os produtos que vende se sente mais bem-sucedido na sua profissão e com seu dia-a-dia no trabalho.
  • 4- Conhecer o que vende produto é importante para falar com confiança sobre o produto a outro técnico do ramo, quando necessário.
  • 5- Para vender objeções de clientes. Por exemplo, se houver reclamação de preço alto, o vendedor terá que provar a relação custo-benefício do seu produto; e, para isso, ele deve conhecer como ninguém aquilo que vende.
  • 6- Quanto mais conhecer, melhor preparado ele ficará para enfrentar os concorrentes. É necessário apresentar fatos e razões que comprovem porque tal produto é melhor que outro.
  • 7- Sócrates já dizia: “Todo mundo é suficientemente eloquente naquilo que conhece”. Conhecendo bem o produto, o vendedor não temerá ninguém nem nenhuma situação.
  • 8- Ao conhecer bem seus produtos, o vendedor passa a ser visto não mais como um “vendedor ambulante”, mas sim como um “conselheiro de vendas”.

Passo-a-passo para uma venda de sucesso

Para vender um produto, você precisa conhecer os detalhes do que está oferecendo ao cliente. Em primeiro lugar, deve-se saber as suas características, ou seja, a parte técnica. Em seguida, você deve apresentar as vantagens do seu produto e como ele vai beneficiar os clientes em comparação com os itens que são oferecidos pelos concorrentes (por isso também é importante conhecer os produtos adversários). Depois, saiba responder à incertezas e contestações dos consumidores. Quanto mais você souber acerca do produto que vende, mais preparado vai estar para solucionar eventuais dúvidas dos clientes.

 A Rohden

Sabendo da importância do vendedor conhecer o produto que vende, a Rohden promove um treinamento para os vendedores das lojas conhecerem seu produto. Com o treinamento oferecido pela Rohden, os vendedores possuem muito mais argumentos para realizar vendas. Atualmente, a Rohden está realizando o treinamento sobre o seu produto “Kit Porta Pronta”. O Kit Porta Pronta Rohden une design e praticidade, mantendo o nível de excelência habitual em um conjunto que já sai totalmente montado, parafusado e pintado. O Kit é uma economia de tempo para a obra! Para saber mais sobre o Kit Porta Pronta e os serviços Rohden, acesse o link.

 

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