Blog

Batentes e vistas das portas Rohden são revestidos de Melamina!

Indispensável para a confecção dos mais diversos produtos atualmente disponíveis no mercado, a melamina se destaca no segmento moveleiro, especialmente na fabricação de batentes e vistas. 

Ela é economicamente viável e conta com uma série de características físicas capazes de agregar benefícios únicos aos acabamentos em que é aplicada. 

Se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios do uso deste material e como ele agrega na qualidade de nossas portas, conheça as principais características da melamina e entenda porque o seu uso é tão importante em toda a indústria. 

O que é a melamina?

Antes de nos aprofundarmos sobre as características e benefícios da melamina no processo de fabricação dos batentes e vistas, vamos discorrer melhor sobre o que é esse material e quais são as suas aplicações na indústria. 

Precisamos ter em mente que a melamina se faz presente na grande maioria dos produtos hoje disponíveis no mercado, em conjunto com compostos orgânicos e inorgânicos. 

Através dela, é possível a fabricação de itens como o epóxi, plásticos e até certos tipos de alimentos. 

A melamina está presente em todos os artigos eletrônicos, em automóveis, produtos esportivos, CDs e DVDs, itens de cozinha, alimentos, bebidas e rações. 

Além de possibilitar uma grande variedade de modelos e usos, o material se destaca no mercado principalmente por seus benefícios de durabilidade, aplicabilidade e baixo custo. 

Como destaca o Portal Loja Brazil, a melamina é uma substância de base orgânica alcalina, que pode ser encontrada em estado sólido cristalizado, com aspecto embranquecido. 

Considerada como um trímero da cianamida, ela é sintetizada a partir da ureia para fins comerciais. A maior parte de sua massa molecular é formada por nitrogênio, que representa cerca de 66% de sua constituição. 

Catálogo Rohden Portas

Como é feita a sua aplicação na indústria moveleira?

A melamina também é reconhecida como um excelente revestimento para superfícies de madeira, sejam elas feitas em compensados, como o MDF e o HDF, em aglomerados especiais ou mesmo no produto sólido. 

O material funciona como uma película decorativa, em que as resinas melamínicas são impregnadas na madeira e a revestem por completo. 

O blog Marcenaria Martins aponta que essa resina pode ser obtida em diferentes padrões, capazes de agregar diversos efeitos e tons de cores, de acordo com as características que desejadas para o produto final.  

Além do excelente padrão estético, o resultado da aplicação da melamina é uma superfície inteiramente fechada, resistente ao desgaste superficial e às intempéries do ambiente, com alta dureza e livre de poros. 

Outro ponto fundamental para a sua durabilidade é a resistência ao uso de líquidos abrasivos e ao calor, que não só preserva suas características físicas por mais tempo, como também permite um melhor padrão e maior constância de manutenção. 

Como se não bastasse, a superfície de melamina ainda impede que micro-organismos se desenvolvam na madeira, o que torna o seu uso ideal para ambientes com necessidade de esterilização. 

Quais os seus principais benefícios?

Entre os fatores que fazem da melamina um dos revestimentos preferidos dos fabricantes de portas e seus consumidores, destacam-se:

  • Aumento significativo da resistência do produto
  • Melhor padrão de acabamento
  • Possibilidade de corrigir danos eventualmente ocasionados no transporte, na obra, pelo impacto com móveis ou mesmo pelo manuseio dos consumidores
  • Ampla disponibilidade de texturas, cores e padrões, inclusive com opções que imitam o aspecto da madeira
  • Mais economia na fabricação e, consequentemente, nos custos direcionados aos consumidores
  • Resistência relativa contra umidade
  • Superfície que impede a proliferação de micro-organismos, responsáveis pelo desgaste da madeira ou mesmo por problemas de saúde em humanos
  • Incidência significativamente menor de riscos, que são relativamente comuns em portas com revestimentos menos robustos.

O site Elgin ainda destaca que a melamina é o melhor material para quem deseja um acabamento que imita o aspecto da madeira. 

Seu uso nessa finalidade consiste em uma imagem da madeira colada com aplicação de resina especial, em um laminado melamínico composto por diversas camadas impregnadas com resina melamínica. 

Por que a Rohden é a sua melhor opção em portas?

Os batentes e vistas fabricados pela Rohden são revestidos de melamina, proporcionando qualidade e durabilidade a esses itens que compõem nossas portas. 

No mercado desde 1930, a empresa conta com uma história de destaque, em que a sua evolução se mistura com os avanços obtidos na indústria como um todo! 

Pautada pela agilidade e excelência nos seus processos de gestão e produção, a fábrica emprega as melhores tecnologias do segmento, fato que lhe garante destaque dentre as demais empresas do ramo. 

Se você ficou interessado na qualidade das portas, batentes e vistas com acabamento de melamina, adquira as portas de quem é referência no assunto! Para solicitar um orçamento, basta clicar abaixo!

Solicitar orçamento

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado