Blog

Confira 7 dicas de vendas para você aplicar no varejo!

No varejo o lojista precisa de estratégias, não só para aumentar a lucratividade do seu negócio como também para cativar os clientes. Conhecer algumas dicas de vendas é fundamental para abordar o consumidor de maneira correta e assim vender mais.

Ao utilizar algumas dicas de vendas você consegue ter um discurso mais eficiente, oferecer soluções inteligentes e ajudar o cliente na decisão de compra.

Conhecer bem o produto e o seu cliente é uma grande vantagem no mercado, que facilita as vendas e pode trazer resultados significativos para a loja.

Pensando nisso, iremos apresentar neste conteúdo 7 dicas de vendas para serem usadas no varejo! Boa leitura!

1 Dicas de vendas: Escute seu cliente

É preciso estar atento à fala e aos sinais do cliente no momento de compra. Um bom vendedor precisa saber escutar o cliente para perceber quais são suas necessidades. Fique atento para ouvir o cliente, sem interrompê-lo quando estiver falando. Ouvir superficialmente e tentar encontrar respostas rápidas não é o caminho.

Para entender exatamente qual é a necessidade que o cliente quer resolver, é preciso atenção. Fazer perguntas também pode auxiliar, pois ele disponibiliza mais informações sobre o que precisa ou busca.

Da mesma forma, observar a linguagem corporal é muito útil nessa hora, pois muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido pelos movimentos, expressões e olhares.

Se o comprador estiver olhando para o vendedor ou para o produto é um bom sinal. Se estiver desviando o olhar ou olhando para a saída é porque não está encontrando a solução que deseja.

2 Conheça o produto

Essa dica é mais do que essencial. Vivemos numa época em que todos têm acesso à informação. Com apenas um pouco de pesquisa na internet, o próprio cliente sabe exatamente o que precisa ou deseja, incluindo as especificações do produto e avaliações dos outros compradores. Portanto, você deve saber tanto quanto ele e ainda mais!

É primordial conhecer aquilo que está vendendo. Os detalhes técnicos, os modelos disponíveis na loja, as experiências de outros clientes e as instruções de uso. Além disso, você também deve estar ciente das informações sobre a empresa que trabalha.

Só assim você estará pronto para responder a qualquer questionamento e fazer uma venda com qualidade!

Download Infográfico Saiba como administrar com sucesso uma empresa varejista

3 Argumente com propriedade e respeito

Depois de conhecer o cliente – ou o padrão de clientes que frequentam a loja – e os produtos, é possível lidar com praticamente todos os cenários de compra e dúvidas que possam aparecer.

Ao dialogar, seja claro e objetivo para esclarecer informações equivocadas ou faltantes, mantendo sempre o controle da situação.

Ao notar desconfiança por parte do cliente, uma boa pedida é trazer depoimentos de outros compradores, pesquisas ou estudos técnicos para validar a propaganda que se está fazendo.

Caso ele fale sobre desvantagens do produto ou faça uma comparação com a concorrência, destaque os benefícios e qualidade do produto de forma concreta.

4 Facilite

Muitos motivos dificultam a venda no varejo. Um deles é o excesso de  produtos expostos. Encher as prateleiras de opções faz com que o cliente demore mais tempo para avaliar as opções e decidir.

A disposição dos produtos na loja é fundamental. Organize os itens em categorias que possibilitem ao cliente encontrar facilmente o que precisa.

O preço também deve estar visível. É muito comum que os clientes fiquem constrangidos quando é necessário perguntar o preço e, na maior parte das vezes, perdem o interesse de levar o produto quando ficam diante desta situação. Facilite a vida deles!

 5 Ofereça outros produtos

Ao ouvir o cliente você provavelmente vai identificar outras necessidades que às vezes nem o cliente sabe que tem. Essa é a chance perfeita para vender produtos a mais, de preferência, complementares ao que ele veio procurar.

Essa técnica é conhecida como “cross-selling” ou venda cruzada. Ela acontece sempre que uma pessoa entra na loja para comprar algo e acaba levando outros produtos.

Quem já não foi abastecer o carro e o frentista se ofereceu para checar o nível de óleo ou se tem interesse de trocar as paletas do limpador de para-brisa? Eles estão investindo em uma venda cruzada, oferecendo mais produtos do que o cliente foi procurar.

Porém, é importante lembrar que essa técnica é diferente de “empurrar” produtos que ele não precisa ou insistir demais em uma venda. Isso pode espantar a clientela.

Outra coisa que pode atrapalhar é oferecer novos produtos quando o cliente já decidiu sua compra e está se encaminhando para o caixa. É essencial saber o momento certo de falar!

6 Relacione-se bem

O relacionamento interpessoal é uma ferramenta fundamental para fidelizar clientes no varejo. Lembre-se que as pessoas gostam de se sentir únicas! Uma ótima dica é perguntar o nome do cliente e repeti-lo algumas vezes durante a conversa.

Além de demonstrar atenção e cordialidade, esse exercício fará com que você relembre o nome do cliente em outras vezes em que ele voltar à loja.

A relação precisa ser natural, então evite ultrapassar limites ou “forçar a barra”. O cliente não pode se sentir invadido. Educação é sempre bem-vinda em qualquer contexto! Respeite os clientes e tome cuidado com comentários ou piadas.

7 Seja flexível

Negociar é uma arte! É preciso estar informado, ser cordial, entender as necessidades do cliente, saber o momento certo para vender, e também é preciso saber ceder!

Para fechar um negócio, muitas vezes é necessário flexibilizar certas coisas. Seja o preço, forma de pagamento ou entrega. O importante é chegar a um consenso que seja benéfico para ambas as partes!

Se não for possível alterar o preço, por exemplo, ofereça um parcelamento. Deixe sempre claro que a negociação está aberta e que o seu negócio tem real preocupação em ajudar o cliente com uma solução.

E então?

Você viu que apresentamos dicas de vendas que podem e vão contribuir para que você efetue um atendimento mais eficaz aos clientes. Elas são práticas e simples, mas que irão fazer a diferença no relacionamento com os clientes da sua loja.

Esse cuidado em entender o que ele realmente precisa e assim demonstrar interesse em encontrar uma solução, não só colabora para aumentar as chances dele efetivar a compra, como também, para que ele se torne um cliente recorrente.

Cordialidade, respeito, produto/serviço e atendimento de qualidade são essenciais para a conquista de novos clientes no varejo!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e confira o infográfico gratuito que elaboramos com dicas para administrar uma empresa varejista com sucesso!Download Infográfico Saiba como administrar com sucesso uma empresa varejista

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado